Categorias

Criador do Bitcoin pode ganhar o Prêmio de Ciências Econômicas

O criador do Bitcoin pode ser o próximo ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas depois da indicação de um professor da Universidade da California. O problema é: ninguém sabe quem ele é ou como entrar em contato.

Ele é chamado de Satoshi Nakamoto e supostamente é o criador do Bitcoin. Um homem identificado como Nakamoto negou ser o criador da moeda virtual. Há quem diga que esse não é o seu nome. E há quem diga que ele seja um coletivo de pessoas.

Mas para Bhagwan Chowdhry, professor de Finanças da UCLA, quem quer que seja “Satoshi Nakamoto”, ele merece levar o Prêmio de Ciências Econômicas. Chowdry foi selecionado pelo comitê responsável pela premiação para indicar um candidato e não hesitou: o criador do Bitcoin.

Segundo Chowdhry, “a invenção do bitcoin – uma moeda digital – é nada além de revolucionário. Ela oferece muitas vantagens sobre moedas físicas. Ela é segura, confiável devido a um quase inquebrável código de criptografia, pode ser dividida em milhões de subunidades menores e pode ser transferida com segurança e quase instantaneamente de qualquer pessoa para qualquer outra pessoa no mundo com acesso à Internet, passando por cima de governos, bancos centralizados e intermediários financeiros”.

Mesmo o problema da identidade de “Satoshi Nakamoto” não é um empecilho para o professor da UCLA. Ele garante que o suposto criador do Bitcoin pode ser encontrado online. Sobre o prêmio, Chowdhry deu uma solução que é, no mínimo, suspeita: ele afirma que o valor em dinheiro pode ser depositado em sua própria conta de Bitcoin e ele daria um jeito de repassar a quantia para Nakamoto.

O Prêmio de Ciências Econômicas foi instituído pelo Banco Central da Suécia em 1968 e criado em homenagem a Alfred Nobel, o que o faz ser comumente ser chamado de “Nobel de Economia”. Entretanto, o prêmio não tem qualquer relação com a Fundação Nobel, embora utilize os mesmos critérios de seleção da Academia Real das Ciências da Suécia.

A indicação de Chowdhry ainda precisa ser aprovada pelo comitê do Prêmio de Ciências Econômicas e “Satoshi Nakamoto” ainda precisaria angariar mais votos do que os outros indicados antes ser declarado vencedor. Seja ele quem for.