Categorias

Criadores da Siri apresentam sua nova assistente virtual

Dag Kittlaus e Adam Cheyer, os dois desenvolvedores responsáveis pela criação de Siri, apresentaram nessa segunda-feira sua nova assistente virtual.

Batizada de Viv e com o lema de “o cérebro global”, a nova criação impressionou o público presente durante uma apresentação de 20 minutos na conferência Techcrunch Disrupt NYC.

Viv tem sido o projeto secreto de Kittlaus e Chever nos últimos quatro anos, depois de Siri ter sido vendido para a Apple em 2010. A meta dos desenvolvedores era cobrir as deficiências de sua assistente digital anterior e permitir uma maior integração com diversos serviços web. Ao contrário de Siri, Viv também foi projetada para ser uma plataforma aberta para a comunidade de desenvolvimento, o que deve facilitar ainda mais sua interoperabilidade com outros sistemas e plataformas.

Enquanto Siri tem uma gama limitada de interações que pode executar e frequentemente recorre a uma busca web para atender às solicitações de seu usuário, Viv pretende ser mais dinâmica e capacitada para interagir com um espectro maior de robôs e algoritmos.

Durante a demonstração, Kittlaus e Cheyer conseguiram realizar reservas de passagens aéreas e livros a partir de requisições complexas, tanto do ponto de vista da compreensão para a assistente quanto no nível de número de serviços terceirizados acionados por Viv. Em um dos exemplos utilizados ao vivo, a assistente virtual foi capaz de entender e executar comandos como “enviar 20 pratas para fulano” ou “enviar flores para mamãe” com mais desenvoltura que as assistentes atuais, assim como responder perguntas como “estava chovendo em Seattle três quintas atrás?”.

Confira o vídeo da apresentação:

“Viv foi projetada para ser independente de dispositivos – pense em uma plataforma, aberta para todos os serviços, para todos os dispositivos, personalizada para você. A meta de Viv é ser onipresente de forma a entender suas preferências e histórico na medida em que você interage com ela em seu dispositivo móvel, ou em seu carro ou com seu dispositivo inteligente em casa”, explicou Adam Koopersmith, um dos investidores por trás do projeto de Viv.

Para o executivo, “nossa previsão é que haverá um afastamento de se ter centenas de aplicativos atuando de forma independente. Esses serviços serão integrados no cotidiano. Viv será a plataforma para habilitar isso”.