Categorias

Crianças chinesas são usadas para contrabandear iPhones

Só este ano, mais de 30 casos de contrabando foram descobertos, e crianças em idade escolar têm sido os métodos pelos quais esses produtos são levados para a China.

Artigos de luxo, como o iPhone da Apple, são tão desejáveis no mercado negro da China que nem mesmo crianças em idade escolar estão a salvo do contrabando.

Desde o início do ano, funcionários da alfândega chinesa descobriram mais de 30 casos de contrabando de crianças em idade escolar, informou o jornal chinês Guangzhou Daily. As crianças tiveram bens de luxo, incluindo iPhones, tablets e outros produtos, amontoados em suas mochilas enquanto viajam de Hong Kong para a China em seu caminho de volta da escola.

iPhoen deve crescer em 2014
iPhone é alvo de contrabando na China

Estima-se que 15 mil estudantes viajam de suas casas para Hong Kong a cada dia para estudarem. No caminho de volta, em Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong, contrabandistas fazem das crianças alvos e colocam produtos eletrônicos em suas mochilas.

Para os contrabandistas, a oportunidade de levar mercadorias de Hong Kong para a China é muito lucrativa, já que diversos produtos de luxo estão disponíveis a um preço muito mais barato em Hong Kong do que na China.

De acordo com o relatório, as crianças não são os únicos meios de transporte para contrabandistas: Funcionários da alfândega na China descobriram túneis subterrâneos com iPhones colocados dentro de todos os tipos de coisas, incluindo garrafas de cerveja.

Autoridades do país ainda não se pronunciaram sobre o caso.