Categorias

Criminosos voltam a chantagear usuários do Ashley Madison

O vazamento de dados do Ashley Madison continua repercutindo e sendo uma fonte de rende ilegal para cibercriminosos que chantageiam usuários.

Apesar de já terem se passado quase dois anos desde a invasão ao chamado “site da traição”, as consequências ainda são sentidas para as vítimas que tiveram sua intimidade exposta.

Uma nova iniciativa de cibercriminosos aparentemente originários da Ucrânia está ressuscitando o pesadelo de muitos usuários do serviço. Os hackers estão disparando mensagens por email para frequentadores do Ashley Madison ameaçando divulgar suas identidades em um novo site batizado de Cheaters Gallery (“Galeria dos Adúlteros”, em bom Português). Mas a ameaça não tem qualquer cunho moralista: os golpistas prometem manter o sigilo das vítimas que pagarem cerca de US$500 em bitcoin.

Para aumentar a pressão contra os chantageados, o grupo afirma que o novo site será lançado na próxima segunda-feira (1º de Maio), com direito a ampla divulgação em mensagens postadas em todas as redes sociais para amigos e familiares das vítimas expostas.

A recomendação dos especialistas em segurança é que as vítimas afetadas não cedam à pressão. Não há qualquer garantia de que os cibercriminosos cumpram o prometido. Além disso, os dados vazados do Ashley Madison já estão circulando há muito tempo nos porões da internet, é literalmente impossível remover essa informação da existência e é quase certo que outros golpistas (ou até o mesmo grupo) utilizarão as informações para proveito próprio.