Nas ultimas semanas o Ethereum se tornou a moeda virtual da vez, mas bastou uma quarta-feira ruim para mostrar a volatilidade desse tipo de investimento: seu valor despencou de US$319 para dez centavos de dólar em questão de segundos.
A desvalorização maciça do Ethereum pegou muita gente desprevenida e há quem suspeite de manipulação de mercado, enquanto outros podem ter alcançado um lucro milionário.
De acordo com o pregão GDAX, a queda da moeda virtual foi iniciada por uma sucessão de ordens de venda de grandes quantidades de Ethereum em seu valor mais elevado, possivelmente originadas do mesmo investidor. Na medida em que o preço caia, centenas de sistemas automatizados de prevenção de perdas eram acionados em sucessão, causando um efeito em cascata que em poucos segundos derrubou o Ethereum para míseros 10 centavos.
“Nossas investigações não mostraram nenhuma indicação de conduta errada ou tomada de contas”, revelou a GDAX em um comunicado oficial. “Nós compreendemos que esse evento pode ser frustrante para nossos consumidores. Nossos mecanismos de negociação operaram conforme previsto ao longo desse incidente e negociações com funcionalidades avançadas como margens sempre carregam um risco inerente”. O pregão também bateu o martelo e confirmou que todas as operações efetuadas ontem são definitivas e irrevogáveis.
Uma vez que o Ethereum voltou a ser comercializado acima dos 300 dólares na reabertura do pregão nessa quinta-feira, especula-se que pode haver pessoas que ficaram milionárias da noite para o dia. Pelo menos um usuário do Reddit postou uma captura de tela onde revelava ter uma ordem de compra automatizada de 3.800 Ethereums se o preço caísse para dez centavos. Investindo US$380 na compra, o sortudo milionário pode ter visto essa quantia ser multiplicada para cerca de U$1.200.000 essa manhã.