Categorias

Dados de quase duzentos milhões de eleitores americanos estão expostos na web

O pesquisador de segurança digital Chris Vickery fez uma descoberta estarrecedora para os cidadãos americanos: um banco de dados aberto, disponível na Internet sem proteção, com dados de 191 milhões de eleitores.

Entre as informações encontradas por Vickery estão nome completo do cidadão, histórico de comparecimento em eleições, endereço completo, telefone, data de nascimento e número de identificação para votar, entre outros dados.

Segundo o pesquisador, o banco de dados está ativo e não traz nenhum tipo de proteção ou segurança. Por razões óbvias, Vickery não revelou como encontrou as informações, mas sua pesquisa foi confirmada pela empresa DataBreaches, especializada em vazamento de dados, e pelo jornalista Steve Ragan.

Foram feitas várias tentativas para localizar o proprietário do banco de dados desprotegido, inclusive entre empresas conhecidas por organizar e coletar informações de eleitores para fins de campanha, mas nenhuma delas assumiu a responsabilidade pelo banco encontrado.

Para Vickery, a descoberta é aterradora: “eu fiz uma pesquisa pelo meu próprio nome. Eu fiquei ultrajado com o resultado. Ali diante dos meus olhos, em um banco de dados aleatório e estranho que eu achei na Internet, estavam detalhes que poderiam levar qualquer um direto até mim. Como alguém com 191 milhões de registros desse tipo poderia ser tão descuidado?”.

O número de eleitores cadastrados no banco exposto é superior aos números oficiais do censo americano sobre a população que vota em todo o país. Dados de 2014 apontam 142 milhões de eleitores registrados nos Estados Unidos. Acredita-se que o banco não apenas contém dados de todos os eleitores ativos como também possui dados redundantes de eleitores falecidos, duplicatas e eleitores que mudaram de domicílio eleitoral.

De acordo com Vickery, o FBI já foi notificado sobre o caso mas não informou o pesquisador como está o andamento da investigação.