Categorias

Descoberta falha em processadores Intel durante tarefas muito pesadas

A Intel confirmou a descoberta de uma falha grave na linha de processadores Skylake que provoca instabilidade e o travamento de todo o sistema em situações de processamento pesado.

O bug foi identificado inicialmente pela comunidade do site alemão hardwareluxx.de e depois testado com o Prime95 pela Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS).

O problema afeta tanto sistemas baseados em Windows quanto sistemas baseados em Linux e pode representar um risco crítico para empresas e aplicações que exijam uma grande carga de processamento, seja no setor industrial, científico ou de finanças, com consequências inimagináveis. A Intel admitiu a falha e está trabalhando na distribuição de uma correção através da atualização da BIOS.

De acordo com o comunicado oficial da empresa, “foi identificado um problema que potencialmente afeta a sexta geração da família de produtos Intel Core. Esse problema ocorre somente sob determinadas condições complexas de tarefas, como aquelas que podem ser encontradas quando executando aplicações como Prime95. Nesses casos, o processador pode travar ou causar um comportamento imprevisível no sistema”.

A Intel não forneceu detalhes sobre a razão da falha. Mas os pesquisadores do GIMPS constataram que um expoente específico do Prime95 disparou o erro no valor 14.942.209. O programa é conhecido entre técnicos de informática e engenheiros de computação por sua capacidade de realizar um “teste de stress” de sistemas pela enorme quantidade de cálculos complexos que executa por segundo.