Categorias

Desenvolvedores que utilizam espaços ganham mais que aqueles que usam Tabs

Na hora de indentar o seu código, você usa espaços ou tabulação? Parabéns se respondeu espaços: um levantamento aponta que desenvolvedores que utilizam espaços ganham mais do que os colegas que usam Tabs!

Parece brincadeira para reacender uma velha discussão mas é a conclusão inusitada de uma pesquisa séria conduzida pelo site Stack Overflow, que entrevistou 12.426 programadores sobre suas práticas e salários.

Dos que participaram do levantamento, 41.8% revelaram que utilizam espaços como ferramenta de formatação, enquanto 40.7% indicaram preferir o bom e velho Tab para indentar o seu código. Os demais ou utilizam os dois métodos ou simplesmente não formatam nada. Embora as opiniões pareçam equilibradas, o mesmo não acontece na faixa salarial: em média, os usuários de espaços recebem anualmente US$59.140 (convertido de suas respectivas moedas), enquanto os adeptos da tabulação tem um ganho anual médio de US$43.750.

Uma análise estatística mais profunda tentou detectar se a diferença salarial é resultado de uma peculiaridade regional, se programadores de países em desenvolvimento tendem a utilizar mais Tabs e seu salário é mais baixo como resultado de fatores externos, mas a conclusão é que a discrepância entre as duas práticas está presente dos Estados Unidos à Índia, passando por Alemanha, Canadá e a soma dos demais países.

Seria então o resultado do uso de diferentes tipos de editores, linguagens e plataformas? Em todos os cenários analisados, em cada subgrupo, a diferença persiste: quer se esteja programando em Python, C#, Java, para Web ou para desktop, usando Visual Studio ou qualquer outro IDE, desenvolvedores que empregam espaços continuam com ganhos superiores aos demais, de acordo com a pesquisa do Stack Overflow.

Apesar do que parece ser uma diferença inevitável, David Robinson, cientista de dados do site, responsável pelo levantamento, não está inteiramente convencido: “correlação não é causa, e nós nunca poderemos ter certeza de que controlamos todos os fatores que podem estar presentes no conjunto de dados. Se você é um cientista de dados, estatístico ou analista, eu encorajo você a baixar os dados brutos da pesquisa e examiná-los por si mesmo”.

Até lá, use espaços…