Categorias

Designer da Mozilla revela detalhes do Firefox para tablets

FireFox
A Mozilla ainda não anunciou quando lançará a versão do navegador Firefox para tablets, mas o designer Ian Barlow, que integra o time de desenvolvedores do programa, postou em seu blog algumas imagens e explicações sobre a novidade. Segundo Barlow, o navegador para tablets é baseado na versão para smartphones, com melhorias graças ao maior espaço disponível para visualização do conteúdo.
Um dos exemplos que o designer dá é o da disposição das abas do navegador. No telefone, a barra foi retirada, mas no tablet ela volta, já que não há mais área para exibir textos e imagens. Com o tablet na horizontal, as abas ficam aparentes sempre, à esquerda, facilitando a alternância com o polegar esquerdo. Com o dispositivo na vertical as abas são dispostas na parte superior, com a intenção de que ocupe menos espaço.
A barra de tarefas, apelidada de Awasomebar (“Maravilhosabarra”, em tradução literal), também usa o sistema de abas, reunindo opções de favoritos, páginas abertas, histórico e área de trabalho. Diferente da versão para smartphone, os ícones de navegação estão no lado esquerdo, permitindo mais área para a exibição dos conteúdos, além de navegação facilitada.
O design do Firefox para tablets, segundo Barlow, foi muito inspirado no visual do Android 3.0 – sistema operacional do Google -, mas mantendo-se as características visuais marcantes do navegador da Mozilla.

Com informações de Terra.