Categorias

Dia de hoje irá ganhar um segundo extra

comentamos sobre isso antes no começo do ano, mas não custa lembrar: hoje o dia irá ganhar um segundo extra para compensar a rotação da Terra.

O raro evento permitirá que hoje os relógios atômicos do mundo registrem 23:59:59, 23:59:60 e, aí sim, virem para 00:00:00 do primeiro dia de Julho. Da última vez que isso aconteceu, em 2012, vários sites e serviços online quebraram.

O Google já está contornando o problema adicionando milissegundos aos seus sistemas ao longo do dia. A mesma estratégia foi adotada nas Bolsas de Valores do Japão, Austrália, Singapora e Coreia do Sul. As Bolsas de Valores ocidentais vão fechar mais cedo hoje e adicionar o segundo extra após o encerramento de todas as operações.

Isso não significa que o segundo extra passará sem deixar estragos: de acordo com Geoff Chester, do US Naval Observatory em Washington, cerca de dez por cento de todas as redes de computador em larga escala irão sofrer problemas por causa do evento. Em aplicações críticas onde frações de segundo são determinantes, o segundo adicional pode provocar efeitos inesperados.

Como profetizamos: será “na virada de Junho para Julho deste ano saberemos quem se preparou para o evento e quem não tomou as devidas precauções.”