Segundo a DirecTV, a Sky Brasil teve o número de assinantes inflados em quase 200 mil clientes, por conta de práticas irregulares de alguns funcionários.
De acordo com a empresa, alguns funcionários da Sky Brasil registraram indevidamente contas de clientes, para reduzir ou eliminar saldos devedores de forma artificial, cortando taxas de desistências de usuários.
A DirecTV afirma que espera encargo antes de impostos de aproximadamente US$ 25 milhões no segundo trimestre, por conta das irregularidades encontradas.
Baseado nos resultados iniciais da investigação, a companhia estima que a base de clientes da Sky no final de 2012 tenha cerca de 100 mil clientes a menos do que o volume informado à Anatel. Além disso, o número de assinantes no final de março deveria contar com 200 mil clientes a menos..
A Sky informou a Anatel que fechou 2012 com cerca de 5 milhões de clientes, e ao final do primeiro trimestre de 2013, teria 5,3 milhões de assinantes.
A DirecTV possui mais de 20 milhões de clientes no mundo, e boa parte do crescimento na base de assinantes da companhia vem de países como o Brasil, Argentina e Chile.