Categorias

Diretor da divisão de Xbox troca Microsoft por Zynga

Don Mattrick, o chefe da Interactive Entertainment Business, parte da Microsoft que supervisiona a divisão do Xbox da empresa, está saindo de seu cargo para assumir como CEO da empresa de games, Zynga. Durante essa segunda-feira (01), boatos começaram a apontar para a saída de Mattrick, mas nada estava confirmado. Hoje, a Zynga enviou um comunicado apresentando o executivo como o mais novo membro da equipe.

A saída de Mattrick vem junto de rumores sobre uma possível grande reorganização na Microsoft. Ao que parece, a empresa deve continuar com mudanças até o lançamento do Xbox One, algo que Mattrick, sem dúvida, estava intimamente envolvido.

Mas, enquanto a Microsoft sofre problemas de popularidade com seu novo console, o destino do executivo também é igualmente curioso: a Zynga vem lidando com alguns desafios importantes recentemente, fechando escritórios e demitindo mais de 500 funcionários. As coisas estão difíceis do ponto de vista financeiro, com a receita da empresa caindo cerca de 18% no último trimestre.

A empresa de jogos online confirmou que Don Mattrick estará assumindo como CEO e juntando-se à diretoria. O ex-CEO e fundador da Zynga, Mark Pincus, permanece como presidente e diretor de produtos. Mattrick deve começar no novo cargo já na próxima semana.

Mattrick ocupará cargo do fundador da Zynga
Mattrick ocupará cargo do fundador da Zynga

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, enviou um e-mail para os funcionários da empresa informando-os sobre a transição. Ballmer desejou a Mattrick boa sorte e destacou suas realizações. Confira sua mensagem abaixo:

A Zynga anunciou hoje que Don Mattrick será seu novo CEO a partir de 08 de julho. Esta é uma grande oportunidade para Don e desejo-lhe sucesso. Sua funções [dentro da Microsoft] serão reportadas a mim e nós vamos continuar a impulsionar os negócios do dia-a-dia como uma equipe, focando principalmente em lançar o Xbox One durante essas férias.

Desde que ingressou na IEB mais de seis anos atrás, Don e sua equipe têm conseguido muito. Membros do Xbox Live aumentaram de 6 milhões para 48. O Xbox 360 tornou-se o console mais vendido na América do Norte nos últimos dois anos. Nós introduzimos o Kinect e já vendemos mais de 24 milhões de sensores. Nós lançamos jogos fantásticos, e, mais importante, nós expandimos o Xbox, indo além de um ótimo console para entregar todo o entretenimento que as pessoas querem – esportes, música, filmes, televisão ao vivo e muito mais.

No mês passado, a equipe da IEB mostrou pela primeira vez, aqui no nosso campus de Redmond, e mais uma vez na E3, como é que vamos continuar a transformar o entretenimento com um Xbox. Estou incrivelmente orgulhoso do trabalho e visão que vem com o Xbox One.

Obrigado, Don, por nos colocar no caminho para redefinir completamente a indústria do entretenimento. A forte equipe de liderança da IEB e suas equipes estão bem posicionados para entregar um console de entretenimento de última geração, bem como experiências de entretenimento de transformação, por muito tempo no futuro.

Steve