Categorias

Dispositivo promete traduzir o que os cachorros pensam

Parece coisa de desenho animado, mas o No More Woof (“Latido Nunca Mais”) é um dispositivo que promete traduzir as ondas cerebrais dos cachorros em palavras. Baseado no Raspberry Pi, o aparelho tem a forma de um headset canino.

Desenvolvido pela NSID (Nordic Society for Invention and Discovery), a invenção está se financiando através do serviço de crowdfunding IndieGogo. Da meta inicial de 10 mil dólares, o projeto já arrecadou quase o dobro disso, ainda faltando 39 dias para encerrar sua campanha.

no-more-woof-02

Segundo a descrição, o produto não chega a ser um tradutor universal de “cachorrês”. Ele supostamente identifica apenas os padrões neurais mais básicos como “estou com fome”, “estou cansado” ou “quem é você?”.  A princípio o No More Woof existirá em duas versões: a mais básica, custando US$65 irá reconhecer apenas dois ou três padrões de pensamentos, enquanto a mais avançada terá dois sensores diferentes e poderá identificar pelo menos quatro tipos de mensagens, ao custo de US$300.

O resultado é emitido em inglês através de um alto-falante. Seus inventores garantem que versões em Mandarim, Francês e Espanhol estão em andamento. Haverá também diferentes pacotes de “personalidade”, onde o dono do cachorro poderá escolher se o seu animal irá se comunicar como um “adolescente emo” ou um “inglês rabugento”.

Mas os planos da NSID são ainda mais arrojados: permitir que animais com deficiências físicas controlem seus membros artificiais usando o pensamento, aperfeiçoar os métodos tradicionais de treinamento de animais e até estabelecer uma comunicação de dupla via, fazendo com que os animais entendam os humanos!