Categorias

DNS do Google é o maior DNS público do mundo

Primeiro lugar em DNS público
O servidor de domínios do Google alcançou o posto de maior DNS público do mundo, segundo o blog oficial. O serviço responde a 70 bilhões de requisições diariamente e possui cerca de dez milhões de usuários. Mais de 70% do tráfego se origina fora dos Estados Unidos, marcando forte presença na América do Sul, na Ásia, na Austrália e na Nigéria.

Mas, o que é um DNS? Cada página da internet, a grosso modo, reside em um computador (servidor) localizado em algum lugar do mundo. E cada máquina possui um endereço numérico de até 12 posições que a identifica na internet. Esse número, o IP, pode até ser compreensível para sistemas mas não é muito prático para humanos. Afinal, você não digita 200.147.0.121 quando quer acessar o UOL, certo? Entram em ação os DNS ou Domain Name Servers, Servidores de Nome de Domínio, que funcionam como listas telefônicas, ligando o endereço que você digita (uol.com.br) ao número de IP da máquina onde o site está localizado.

A vantagem de utilizar o DNS público do Google contra o DNS normalmente oferecido pelos provedores de acesso é a velocidade proporcionada pela infraestrutura do Google. Em condições normais é uma diferença de meros milissegundos, mas a base de dados é atualizada com mais frequência, então sites que mudam de hospedagem costumam reaparecer mais rápido para quem usa o DNS do Google.

Outra vantagem é a segurança proporcionada pelo Google contra ataques do tipo DNS poisoning, quando hackers conseguem alterar o endereço de sites sem que se perceba. Este tipo de ataque ainda é raro, dada sua complexidade, mas são uma ameaça concreta.

Também é comum que certos provedores de acesso redirecionem o usuário para páginas contendo propagandas em determinadas situações. Em países onde a Internet é controlada pelo Estado, alguns sites tem seu acesso bloqueado. A Política de Privacidade do Google DNS é clara ao afirmar que “nunca bloqueia, filtra ou redireciona seus usuários”, servindo como uma alternativa para estes casos.

O Google DNS funciona através dos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4 e já oferece suporte para IPv6, ativando os endereços 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844.

.