Categorias

“Do A Barrel Roll”: Google gira página em 360º

Google gira 360 graus
Antes de prosseguir, abra uma janela ou aba e digite “Do A Barrel Roll” na página inicial do Google e veja o poder do JQuery e do CSS em ação. A inusitada brincadeira do mecanismo de busca pegou a internet de surpresa nesta quinta-feira e já se espalhou pelas redes sociais. Mas é apenas um dos truques engraçados que a busca reserva.

“Do A Barrel Roll” é uma antiga gíria da web e se traduziria como algo do tipo “Dê uma cambalhota”. A expressão é uma manobra aérea que existe desde os primeiros combates entre aviões na Primeira Guerra Mundial, mas o termo só se tornou popular a partir do jogo eletrônico Star Fox, do Nintendo 64. A manobra era obtida com um clique duplo nos botões “Z” e “R” e era recomendada constantemente por um dos personagens.

Com o tempo, “do a barrel roll” se tornou uma resposta irônica para qualquer questão importante. Desenvolvedor preocupado: “E agora, como eu acessar aquela tabela?”. Desenvolvedor engraçadinho: “Do a barrel roll!”. A brincadeira pode não ter chegado ao Brasil, mas ainda é popular lá fora. Vide a homenagem do Google…

Outra brincadeira do Google envolve a busca pelos termos “askew” e “tilt”, com resultado igualmente inesperado. Sem relação direta com a empresa, mas criados por fãs, existem também algumas surpresas: digite “Google gravity” e aperte o botão “Estou com sorte” para ver a página cair e se quebrar; digite “Epic Google” e aperte o botão “Estou com sorte” e verá uma versão exagerada da página de busca; já a busca por “Google Pink” com o botão “Estou com sorte” mostrará uma versão mais delicada do mecanismo de busca.

.