Categorias

Documentário sobre Edward Snowden ganha Oscar

O documentário sobre Edward Snowden, Citizenfour, ganhou o prêmio de Melhor Documentário na cerimônia do Oscar nesse domingo.

Recebendo a estatueta, Laura Poitras, ao lado do jornalista e colaborador Glenn Greenwald, disse: “As revelações de Edward Snowden não apenas expõe uma ameaça à nossa privacidade, mas para à nossa própria democracia”.

Poitras agradeceu Edward Snowden por seus “sacrifícios”, e acrescentou: “Eu compartilho esse prêmio com Glenn Greenwald e os muitos outros jornalistas que estão se arriscando para expor a verdade”.

edward-snowden-oscar

Em resposta à notícia, o próprio Snowden escreveu: “Quando Laura Poitras me perguntou se podia filmar nossos encontros, eu estava extremamente relutante. Sou grato que lhe permiti me persuadir”.

Snowden disse ainda que espera que o prêmio encoraje “mais pessoas a verem o filme e serem inspiradas por sua mensagem de que cidadãos comuns, trabalhando juntos, podem mudar o mundo”.

Citizenfour era o grande favorito na categoria de documentários, depois de ganhar diversos outros prêmios ao longo dos últimos meses, incluindo o de melhor documentário no BAFTA.

O documentário oferece uma espiada dentro da primeira semana dos vazamentos de Snowden, que abalaram o mundo em 2013.