Categorias

Donald Trump garante que Apple irá montar três fábricas nos EUA

Em entrevista para o Wall Street Journal, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump garante que a Apple está prestes a montar três fábricas no país.

A promessa é fruto de uma longa negociação com Tim Cook, CEO da gigante de tecnologia, que já havia começado logo após a vitória do Republicano nas urnas no ano passado.

Embora a empresa ainda não tenha confirmado a informação, a construção das fábricas seria o ponto final naquilo que inicialmente era um atrito entre Trump e Apple, a quem criticou duramente por manter instalações fora do território norte-americano. Uma das grandes plataformas de campanha do atual presidente era justamente trazer de volta para o país as vagas de trabalho de empresas que optaram por abrir fábricas no exterior.

“Eu conversei com o Senhor Cook, ele me prometeu três grandes fábricas – grandes, grandes, grandes”, declarou Trump durante a entrevista. Não está claro ainda se as unidades irão produzir iPhones ou outros dispositivos móveis da Apple, ou se serão dedicadas a fabricação de outros itens, uma vez que estudos recentes comprovaram que a produção local iria majorar drasticamente o preço final dos produtos ao consumidor. Tanto a carga tributária quanto os custos da mão de obra vem empurrado empresas para territórios mais lucrativos, como o Sudeste asiático.

Ainda assim, a Apple já se comprometeu em investir um bilhão de dólares para incentivar a criação de manufaturas nos Estados Unidos e a geração de empregos. A empresa também divulgou recentemente que, graças ao seu ecossistema de desenvolvimento, é responsável por cerca de dois milhões de empregos locais.