Categorias

Doodle do Google ensina crianças a programar

O novo doodle do Google vai ficar no ar a semana inteira e quer ensinar crianças a programar com uma divertida brincadeira envolvendo coelhos e cenouras em um cenário de blocos.

A iniciativa é fruto da parceria das divisões Google Doodle e Google Blocky com o time de pesquisadores do  MIT Scratch e marca a comemoração dos 50 anos da criação de Logo, a primeira linguagem de programação focada em crianças.

Champika Fernando, um dos idealizadores da brincadeira, conta seu primeiro contato com a linguagem, na infância: “minha primeira experiência com a codificação foi em um programa gratuito pós-escola na década de oitenta quando eu tinha nove anos de idade. Nós programamos uma pequena tartaruga verde para mover e desenhar linhas em uma tela preta. Essa linguagem de programação era chamada de Logo”.

Em homenagem aos visionários de 1967, “Coding for Carrots” (“Programando por cenouras”, em Português) está disponível na tela inicial da busca do Google e utiliza um visual fofo e programação simples, para explicar conceitos como instruções e iterações para crianças. Alinhando blocos que representam os comandos, as crianças (e adultos que quiserem brincar) precisam visualizar mentalmente o que será executado e em seguida testar seu projeto, fazendo o coelho se movimentar em direção às cenouras.

“Esta semana, milhões de pessoas em todo o mundo podem e terão sua primeira experiência com a codificação. Fico feliz em pensar em todos os garotos de nove anos que terão sua primeira experiência de codificação jogando com o Doodle de hoje. Minha esperança é que as pessoas achem esta primeira experiência atraente e envolvente, e eles serão encorajados a ir mais longe. De certa forma, é muito diferente da minha primeira experiência de codificação há muitos anos, mas espero que seja tão inspirador e influente para eles”, completa Fernando.