Categorias

Doodle homenageia aniversário de programadora e traça a evolução dos computadores

Doodle homenageia personalidades importantes

Hoje o Google está homenageando Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história. A Condessa de Lovelace trabalhou com Charles Babbage na máquina analítica, também conhecida como computador mecânico, e escreveu o primeiro algoritmo a ser interpretado por uma máquina. 

Ada nunca conseguiu ver seu algoritmo realmente funcionando: o projeto só foi realmente concluído em 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres. Segundo historiadores, a maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi descobrir que o computador mecânico poderia fazer mais do que simplesmente contas com números.

O doodle de hoje mostra a programadora escrevendo o algoritmo com uma caneta de pena em um pergaminho que tem o formato da logo do Google. Pode ser vista também a evolução dos computadores, desde gigantes máquinas de madeira até os dias modernos, com tablets e notebooks. 

O Google vem comemorando datas importantes como aniversários de invenções e personalidades históricas com customizações na página inicial de sua ferramenta de buscas. O sucesso hoje é tão grande que a companhia tem uma equipe de designers desenvolvida apenas para a criação dos doodles especiais.