Categorias

Drone com braços pode levantar dez quilos no ar

Drone desenvolvido por empresa japonesa se destaca por ser o primeiro modelo comercial com braços do mundo, capaz de levantar até dez quilos de carga no ar.

O PD6B-AW-ARM da Prodrone possui dois braços com cinco articulações diferentes, pode ser utilizado para diversas funções e é até capaz de pousar e ficar em pé como um pássaro.

Segundo o fabricante, o modelo pode permanecer até 30 minutos em voo, desenvolvendo uma velocidade máxima de 6 km/h. O drone claramente não foi projetado para vencer corridas, mas para transporte de objetos. Embora, teoricamente, ele pudesse tirar uma criança pequena do chão, no vídeo demonstrativo, o veículo aéreo é visto levando cadeiras e baldes de gelo de um lugar para outro, assim como transportando uma boia salva-vidas para uma piscina, atividades em que ele poderá ser aproveitado no futuro. Confira:

De acordo com a Prodrone, existe uma demanda para drones capazes de executar tarefas que exigem mãos humanas, como ativação de botões e alavancas e transportes de diferentes tipos de material. O drone com braços poderia ser utilizado, por exemplo, para cortar cabos e fios e carregar artefatos perigosos demais ou tóxicos que não poderiam ser transportados diretamente por pessoas.

Para Masakazu Kono, CEO da fabricante, “nós estamos firmemente focados no futuro de drones comerciais e em sermos os pioneiros mundiais no desenvolvimento de drones ‘orientados a tarefas’. O PD6B-AW-ARM torna todo um novo conjunto de tarefas possível, e eu estou confiante de que ninguém mais poderia tê-lo produzido”.