Categorias

Drones armados serão utilizados pela polícia em Dakota do Norte

A partir de agora, os drones não serão mais exclusividade dos criminosos e poderão ser utilizados como auxiliares armados da polícia na Dakota do Norte.

Este é o primeiro estado norte-americano a autorizar por lei o uso de armamento a bordo de veículos aéreos não-tripulados. Os drones poderão ser equipados com tasers, projéteis de borracha e spray de pimenta.

A novidade na força policial é resultado da Lei 1328 aprovada no Estado. Inicialmente, o texto da lei proibia o uso de armamento em drones, mas uma emenda de última hora garantiu a autorização para o uso de armamento não-letal nas aeronaves.

A alteração foi realizada por Bruce Burkett, representante da Polícia.  Já o criador original da Lei 1328, o Deputado Republicano Rick Becker, não gostou da alteração: “Esta é uma lei que não tem meu total consentimento. Eu queria que fosse qualquer arma. Na minha opinião deveria haver uma baita linha vermelha: drones não devem ser transformados em armas. Ponto.”

A aprovação da Lei 1328 chega em um momento em que as autoridades norte-americanas questionam a escalada da militarização das polícias, que passaram a adotar táticas e equipamentos típicos de cenários de guerra e inadequados para a proteção do cidadão.