Categorias

Dubai ganha robô policial

O futuro da ficção-científica avança rápido na moderníssima Dubai, na Arábia Saudita, e a cidade acaba de ganhar uma novidade inusitada: um robô policial.

Mas o Robocop da vida real não irá combater o crime de arma na mão, servindo na verdade como uma espécie de quiosque móvel com tronco humanoide, onde será possível registrar ocorrências, obter informações ou pagar multas.

Apesar das óbvias limitações, as autoridades municipais estão empolgadas com o robô. Durante o anúncio oficial, prometeram substituir até 2030 25% do postos atualmente ocupados por policiais humanos na cidade por máquinas iguais ao policial mecânico. Mas a Prefeitura também garante que ninguém será demitido: “com o número de pessoas em Dubai aumentando, nós queremos realocar os oficiais de polícia de forma que eles trabalhem nas áreas certas e possam se concentrar em oferecer uma cidade segura”.

dubai-robot

O robô é um modelo Reem customizado da Pal Robotics, mais próximo de um C3-PO do que de um ED-209: a máquina é capaz de se comunicar em Árabe ou Inglês, mas em breve será expandida para aprender Russo, Chinês, Francês e Espanhol.

O policial mecânico consegue reconhecer atividades suspeitas através de um sistema de câmeras e microfones. Entretanto, como não é preparado para combate, a unidade transmite os eventos para uma central de comando e controle, onde um operador humano capacitado poderá responder da melhor maneira possível ao incidente, eventualmente enviando reforços. Humanos, obviamente.