Categorias

Edward Snowden cria conta no Twitter

Ninguém menos que Edward Snowden, o delator que revelou o esquema de espionagem da NSA, acaba de se juntar ao Twitter. Sua conta oficial segue apenas uma outra conta: a própria NSA.

Snowden não poupou o sarcasmo em sua entrada no Twitter. Não só segue somente sua antiga agência, como também seu primeiro tuíte foi uma provocação: “vocês podem me ouvir agora?”.

Em menos de uma hora de atividade, a conta de Snowden já passou dos 100 mil seguidores e esse número deve atingir a casa do milhão até o final do dia. O ex-espião já trocou mensagens com o astrônomo Neil deGrasse, agradecendo as boas-vindas e comentando com bom humor sobre a descoberta de água em Marte: “Você acha que eles pedem passaporte na fronteira? Perguntando para um amigo”.

Depois que denunciou as práticas de espionagem e monitoramento de indivíduos e governos realizadas pela NSA, Snowden foi declarado traidor dos Estados Unidos e a Casa Branca repudia a ideia de conceder perdão. O ex-agente da NSA está exilado na Rússia em uma localização secreta para evitar represálias.

Mas Snowden se recusa a permanecer calado e se tornou uma espécie de ativista dos direitos individuais e da privacidade. De acordo com sua descrição de perfil no Twitter, “eu costumava trabalhar para o governo. Agora eu trabalho para o público”.