Categorias

Edward Snowden critica privacidade do Google Allo

O aplicativo de mensagens Allo, do Google, acabou de ser lançado mas já está causando polêmica sobre seu modelo de privacidade das conversações.

O delator dos esquemas de espionagem da NSA e atual ativista da liberdade de expressão, Edward Snowden, criticou duramente o aplicativo no Twitter.

“O que é ? Um aplicativo do Google que grava cada mensagem que você mandar para sempre e as torna disponíveis para a polícia sob solicitação”, escreveu o ativista no Twitter. A reação de Snowden é em resposta à remoção de uma funcionalidade do Allo anunciada anteriormente: o armazenamento de conversas. Inicialmente, a empresa havia prometido que as mensagens seriam estocadas de forma transitória em seu servidor, mas os termos de uso foram alterados e a versão lançada armazena todas as conversas de forma permanente.

A alteração não afeta o chamado Modo Incógnito, em que não só a conversação é encriptada entre as partes como também as mensagens nunca são armazenadas. Apesar da existência da funcionalidade, o Google também sofreu críticas por não habilitar o recurso por padrão, como acontece no Telegram e no WhatsApp, onde não é possível interceptar a troca de mensagens entre dois ou mais usuários.

A justificativa apresentada pelo Google é o recurso de respostas automáticas, capaz de interagir em uma conversação baseado em respostas anteriores do usuário. Segundo o Google, assim como o Hangout e o Gmail, as mensagens são enviadas para os servidores de forma criptografada, de forma que apenas o Google possa ter acesso ao seu conteúdo. A partir dali, esse conteúdo é analisado por algoritmos, sem intervenção humana.

O Google também reforça que o usuário pode apagar manualmente as suas mensagens e que a ação também removeria o conteúdo de seus servidores. Apesar das explicações da empresa, Edward Snowden seguiu desaconselhando o uso do aplicativo ao longo do dia. Em uma de suas mensagens, o ex-funcionário da NSA foi taxativo: “Não usem Allo”.