Edward Snowden
Categorias

Edward Snowden diz que usuários “tem o dever” de ativarem bloqueadores de anúncios

O ex-agente da NSA Edward Snowden jogou lenha na fogueira e afirmou que os usuários não apenas tem o direito, mas “tem o dever” de ativarem bloqueadores de anúncio para se protegerem online.

A declaração polêmica foi feita durante uma entrevista para a revista The Intercept, nesta quinta-feira. Nela, Snowden também deu dicas de segurança e falou sobre tuítes de gatinhos.

Para Snowden, operadoras de Internet não se preocupam com a segurança de seus assinantes e até mesmo chegam a inserir seus anúncios sobre conexões HTTP: “a partir do momento que provedores de serviços estão distribuindo anúncios com conteúdo ativo que requer o uso de Javascript para ser exibido, que tem algum tipo de conteúdo ativo como o Flash embutido, qualquer coisa que possa ser usado como um vetor de ataque em seu navegador, você deveria tentar ativamente bloqueá-los”.

Snowden é categórico ao defender os bloqueadores de anúncios: “se o provedor de serviços não está trabalhando para proteger a santidade do relacionamento entre o leitor e o produtor de conteúdo, você não tem apenas o direito mas tem o dever de ir até as últimas consequências para se proteger em resposta”.

O ex-agente da NSA que denunciou as práticas de espionagem da agência norte-americana contra cidadãos comuns e governos aliados  agora se tornou um advogado da privacidade e da segurança digital. Durante a entrevista, Snowden recomendou a todos que utilizem autenticação por dois fatores e um gerenciador de senhas, além de sugerir o uso do navegador Tor: “eu acho o Tor a mais importante tecnologia de proteção de privacidade sendo usada hoje. Eu uso o Tor pessoalmente todo o tempo”.

Mas nem só de questões séries vive Snowden. Desde que abriu sua conta no Twitter, o foragido do governo dos Estados Unidos reclama de uma única coisa: contas que publicam tuítes de gatinhos com frequência. Snowden confessou que “não consegue parar de vê-las”, mesmo quando tem muito trabalho para fazer…