Categorias

Edward Snowden está vivo

Depois de exatos dez dias sem escrever nenhuma mensagem em sua conta no Twitter, Edward Snowden deu sinal de vida na rede social.

Citando o grande escritor norte-americano Mark Twain, o informante da NSA escreveu: “Os relatos sobre minha morte foram largamente exagerados”.

Especulações recentes apontavam que o ex-funcionário da NSA que desmascarou a larga estrutura de espionagem e invasão de privacidade do governo dos Estados Unidos poderia ter sido capturado ou mesmo morto por seus inimigos. Atualmente asilado na Rússia, Snowden é procurado pelas autoridades do seu país para ser julgado por alta traição. Durante dez dias dias, não foi emtido sem nenhum tipo de comunicação ou desmentido, mas hoje o ativista político retornou à cena com uma foto e uma citação de Mark Twain:

Twain, um dos maiores escritores da literatura americana do século XIX, foi vítima de rumores sobre seu falecimento. Foi dito na época que ele estava gravemente enfermo e à beira da morte. Mas, na verdade, era um primo seu que se encontrava nessas condições. Quando foi finalmente localizado por repórteres, Twain respondeu: “O relato de minha doença cresceu a partir da doença dele. O relato sobre minha morte foi um exagero”.

Edward Snowden não ofereceu explicações sobre sua ausência prolongada ou porque se recusou a desmentir os boatos sobre seu destino.