Categorias

Electronic Frontier Foundation critica duramente HP por bloquear cartuchos de terceiros em impressoras

A Electronic Frontier Foundation (EFF) publicou uma carta aberta criticando duramente a decisão da HP de bloquear cartuchos de terceiros em suas impressoras.

Segundo a entidade que luta pelos direitos civis e liberdade de expressão na era digital desde 1990, a empresa teria agido de má-fé com seus consumidores e precisa reverter sua estratégia.

Na carta endereçada a Dion Weisler, presidente e CEO da HP, o ativista Cory Doctorow fala em nome da EFF e acusa a HP de ter ludibriado seus consumidores ao disfarçar a atualização de firmware como uma correção de segurança. Embora a empresa tenha anunciado a medida de forma breve em Março deste ano, aguardou seis meses de vendas de diversos modelos de impressoras antes de ativar a trava contra cartuchos que não sejam originais.

“Isso significa que a HP sabia, por pelo menos seis meses, que alguns de seus consumidores estavam comprando seus produtos porque eles acreditavam que seriam compatíveis com cartuchos de qualquer fabricante, enquanto já tinham plantado um contador de tempo em suas propriedades que iria remover essa funcionalidade. (…) Eles estão agora com uma impressora menos útil – e possivelmente com um estoque cartuchos terceirizados inúteis”, aponta Doctorow.

A carta aberta exige que a HP peça desculpas a seus consumidores, restaure a funcionalidade original das impressoras, se comprometa publicamente a nunca mais utilizar o sistema de atualização de software para remover funcionalidades assim como revelar previamente os efeitos de cada atualização, além de explicitar no manual antes do ato da compra qualquer estratégia futura que possa alterar o produto.

Além do manifesto, a EFF também está organizando uma petição para pressionar a HP a voltar atrás em sua política de imposição de cartuchos originais. Entretanto, o abaixo-assinado até agora conseguiu conquistar menos de 10 mil assinaturas, dos 10 milhões de consumidores de impressoras da empresa mencionados pela própria EFF.