Categorias

Eleições geram mais de meio bilhão de interações no Facebook brasileiro

Na disputa eleitoral mais acirrada dos últimos 50 anos, o Facebook virou um palanque de opiniões para ambos os lados. De acordo com dados divulgados pela Agência Ideal, especializada em influência digital, aconteceram mais de meio bilhão de interações na rede social entre brasileiros discutindo as Eleições 2014.

Para apurar os dados, foram levadas em conta apenas postagens “que contenham uma indicação clara de apoio a um candidato, como posts e comentários onde foram identificadas hashtags dos candidatos, mostrando apoio ou oposição e frases como ‘eu votei em Dilma'”.

Entre 6 de julho e o final da noite de ontem (26 de outubro), foram contabilizadas 674,4 milhões de interações no Facebook. É um recorde histórico para a rede social no Brasil. Segundo a Ideal, “Somente no dia das eleições, foram geradas mais de 49 milhões de interações no Facebook, mais que o dobro em relação ao debate da última sexta-feira, que reuniu 19 milhões de interações e foi o mais interativo destas eleições.”

O primeiro turno bateu sozinho a cifra de 346 milhões de interações, ultrapassando, para fins de comparação, o mesmo tipo de interações nas eleições deste ano na Índia, que reuniu apenas 227 milhões de interações em todo o pleito. Lembrando que o Brasil conta com 89 milhões de usuários ativos por mês no Facebook, contra 100 milhões de usuários no país asiático. “No segundo turno tivemos mais de 23 milhões de interações por dia, mais de 977 mil por hora”, revela a Ideal.

O Facebook também espelhou o resultado das eleições, em termos de apoio a cada candidato, de acordo com o mapa abaixo. Quanto mais intensa a cor, maior o volume de comentários e hashtags em favor de Dilma (em vermelho) ou Aécio (em azul):

mapa_eleicoes_facebook

Ainda segundo a Agência Ideal, 3 de cada 5 eleitores estão no Facebook e 8 em cada 10 usuários de internet estão no Facebook.