Categorias

Elon Musk será um dos diretores de instituto de pesquisas de Inteligência Artificial

O magnata da tecnologia Elon Musk está à frente do instituto de pesquisas Inteligência Artificial OpenAI como um dos diretores e principal financiador da iniciativa.

O objetivo do OpenAI é avançar os estudos no campo da Inteligência Artificial sem as pressões financeiras de uma grande empresa e para beneficiar a Humanidade como um todo.

No passado, Musk foi um dos grandes críticos do surgimento das Inteligências Artificiais e chegou a compará-las com o ato de “convocar o demônio”. Então, pode parecer surpresa o papel do magnata na empreitada, entretanto, na época ele também afirmou que investe em empresas do ramo para “ficar de olho” no avanço da tecnologia.

Musk não está sozinho e tem o apoio financeiro da Amazon Web Services (AWS), da Infosys e de outras empresas de tecnologia interessadas na proposta do OpenAI. O diretor de pesquisas do instituto é Ilya Sutskever, um dos maiores especialistas mundiais em aprendizado de máquinas e o resto do conselho diretor também é formado por cientistas e engenheiros.

De acordo com o comunicado oficial, “por causa da surpreendente história das IA, é difícil prever quando uma IA de nível-humano estará dentro do alcance. Quando isso acontecer, será importante ter uma instituição de pesquisa na liderança, que possa priorizar um bom resultado para todos acima do seu próprio interesse”.