Categorias

Em 2013, 4G não vai chegar nem a 1 milhão de usuários, no Brasil

Brasil não vai atingir nem 25% da meta da Anatel para o 4G
Brasil não vai atingir nem 25% da meta da Anatel para o 4G

A expectativa da Anatel era que o 4G, lançado no início deste ano, atingisse a marca de 4 milhões de usuários até o fim do ano. Porém, consultorias do setor acreditam que o número de usuários sequer vai atingir 1 milhão, até o fim do ano.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a internet 4G dobrou sua base entre abril e maio, saltando de 48,5 mil para 105,2 mil usuários, mas dados da Claro indicam uma estagnação do crescimento para uma média de 5 mil usuários por mês, o que embasa a crença de Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, que afirma que o Brasil não vai atingir nem um quarto da meta da Anatel.

A principal barreira do 4G seria o preço dos parelhos, pois os smartphones compatíveis com a rede ainda custam, em média, R$ 1,5 mil. Na época em que o 3G começou a ser disponibilizado no nosso mercado, os aparelhos com a tecnologia já estavam disponíveis por aqui, e já possuíam um custo menor quando o 3G foi implantado no país.

Além disso, havia uma variedade maior de aparelhos compatíveis com o 3G nacional. Até o mês passado, apenas 13 aparelhos foram homologados pela Anatel com a faixa 4G nacional. Apenas para efeito de comparação, existem 395 aparelhos compatíveis com o 3G, atualmente.