Categorias

Em memória: quem partiu no mundo da tecnologia em 2013

Se 2013 viu muitas inovações chegarem no mercado, esse foi também o ano em que muitos criadores de tecnologia perderam a vida. Vamos relembrar 10 deles e suas contribuições para um mundo melhor para todos:

Aaron Swartz (falecido em 11 de Janeiro, aos 26 anos). Apesar de ser o mais jovem desta lista, Swartz ainda assim pode ser chamado de pioneiro. Teve papel fundamental no desenvolvimento do RSS, ajudou a forjar o Creative Commons, além de ter ajudado a fundar o Reddit. Fervoroso opositor da SOPA e defensor das liberdades individuais. Suicidou-se após receber acusações de hacking que poderiam levá-lo para a cadeia.

Tom Parry Jones (falecido em 11 de Janeiro, aos 77 anos). O químico Jones foi o responsável pela invenção de um aparelho capaz de detectar a presença de álcool etílico através do hálito, o famoso bafômetro. Isso em 1974, na Inglaterra, muito antes de ser estabelecido um limite máximo da substância em motoristas e o teste se tornar obrigatório.

Harry Pyle (falecido em 11 de Março, aos 63 anos). Pioneiro da computação doméstica, trabalhou na tecnologia que levaria ao primeiro microprocessador comercial, o Intel 8008. Pyle também esteve fortemente envolvido na criação da ARCnet, a primeira versão de uma Local Area Network (LAN). Recentemente, estava envolvido em automação de residências.

John “Jack” Harker (falecido em 27 de Abril, aos 86 anos). Trabalhou na IBM por 35 anos e foi batizado de “pai dos discos removíveis”, por liderar o time do projeto 1311 Disk File. Na empresa, também participou da equipe que criou o primeiro disco rígido, o IBM 250 RAMAC. Estava aposentado desde 1987.

Ed Iacobucci (falecido em 21 de Junho , aos 59 anos). O executivo foi peça vital no crescimento do OS/2 e no desenvolvimento do DOS, enquanto trabalhava na IBM. Dez anos depois, sairia da empresa para fundar a Citrix, onde foi um dos pioneiros da virtualização.

Stuart Biggs (falecido em 24 de Junho , aos 53 anos). Foi o líder do projeto que criou o programa de aprendizado Cisco Certified Internetwork Expert e foi consequentemente o primeiro profissional a receber um número de CCIE, em 1993. Biggs também foi encarregado de criar a primeiríssima versão do site oficial da CISCO.

Douglas Engelbart (falecido em 2 de Julho, aos 88 anos). Considerado o “pai do mouse”, que concebeu teoricamente em 1963 e exibiu o primeiro protótipo em 1968. Engelbart também foi peça-chave na pesquisa e desenvolvimento de muitas tecnologias que se tornaram a base da computação e da internet. Pelo conjunto de sua obra, foi premiado com o Turin Award em 1997.

Barnaby Jack (falecido em 25 de Julho, aos 35 anos). O especialista em segurança se tornou famoso ao invadir dois caixas automáticos diferentes ao vivo durante a Black Hat 2010. Trabalhava em uma empresa especializada na segurança de dispositivos portáteis e havia sido escalado para demonstrar falhas de segurança em marcapassos na Black Hat deste ano quando faleceu.

Ray Dolby (falecido em 12 de Setembro, aos 80 anos). Fundador do Dolby Laboratories, ele e sua empresa lideraram o desenvolvimento de tecnologias de som por décadas. Suas mais de 50 patentes registradas estão presentes até os dias de hoje em salas de cinema, aparelhos de Blu-Ray, televisores, consoles de videogames, dispositivos móveis e muito mais.

Hiroshi Yamauchi (falecido em 19 de Setembro, aos 85 anos). Líder da Nintendo, tirou a empresa tradicional da família do mercado de fabricação de jogos de cartas e tabuleiros e a transformou em um dos gigantes da indústria dos jogos eletrônicos. Sem a sua orientação direta, os irmãos Mario, Link ou Donkey Kong não teriam existido. Estava afastado dos negócios da Nintendo desde 2002.Harry Pyle