Categorias

Empresa aposta em leitor USB de disquete

Na contramão de empresas que já dão o disquete como morto, uma companhia ainda aposta num dos periféricos de entrada mais importantes de outrora.

A Lindy Electronics anunciou um leitor e gravador de disquetes externo que, quando conectado a uma porta USB, é capaz de transferir a 12 Mbit/s, uma taxa de transferência superior à capacidade do próprio disco, de apenas 1.44 MB, conforme noticiou o site PC World.

O gerente de produto sênior da Lindy, Stephen Fawcett, afirmou saber que os consumidores ainda estão usando os disquetes de 3,5 polegadas por ainda ver demanda para eles. “Mesmo aqueles de nós que preferimos pendrives e dispositivos do gênero, provavelmente já nos deparamos com um disquete de dados importantes e quisemos ainda ter um modo de acessá-los. Então, nosso drive de disquete USB pode ser uma ferramenta útil”, explicou.

Outra fabricante a notar esta demanda é a Imation. Barry Edmonds, CEO da divisão inglesa da companhia, disse que ainda estão sendo manufaturados disquetes em suas fábricas, que são vendidos principalmente no setor da educação.

Segundo o site Pocket Link, a Apple foi uma das primeiras empresas a se desvencilhar dos limitados disquetes quando introduziu o iMac no mercado, em 1998, tendência que passou a ser seguida por diversas outras fabricantes de PC ao longo do tempo.

O aparelho da Lindy é compatível com Windows (98SE, ME, 2000, XP, Vista), Linux e Mac OS desde a versão 8.6, e já está sendo vendido no mercado inglês por aproximadamente US$ 60.

Com informações de Terra.