Categorias

Empresa limpa reputação de usuários da web

Possibilidade de ser anônimo faz com que pessoas liberem seu lado maldoso. Serviço atende pessoas que foram difamadas por comentários on-line.

A liberdade existente na web tem levado a um crescente problema, relacionado com a facilidade de estar anônimo: os comentários maldosos colocados na rede, que podem chegar a prejudicar, e muito, a vida de uma pessoa. Tentando oferecer uma ajuda a esses internautas que tiveram problemas com o pensamento alheio na web –- e também para explorar um mercado inexistente — um empresário norte-americano criou uma empresa especializada em buscar e apagar essas informações danosas: a ReputationDefender (defensora de reputações, em português).

O dano pode ser muito maior quando as pessoas têm seus nomes apontados na web, ataques que podem acabar com uma carreira ou vida familiar. “Uma pessoa leva 20 minutos para destruir a reputação de alguém, e não lhe custa nada”, diz Michael Fertik, que emprega cerca de 40 pessoas nas “missões” contra os ataques feitos sem razão na internet. “Pode levar até 200 horas para conseguir limpar tudo.”

Para remover a infomação, a empresa primeiramente envia uma carta formal para o responsável. Se não houver resultado, é feita uma ameaça de ação legal.

Fertik afirma que sua companhia é a única a oferecer o serviço, e tem clientes que vão de pessoas que sofreram comentários maldosos em páginas na web até aquelas que foram maltratadas no site de relacionamentos MySpace. A empresa cobra, no pacote de seis meses, US$ 16 mensais para que o usuário torne-se um cliente e tenha seu nome procurado na web. Se algo indesejável for achado, é preciso pagar US$ 29,95 para tirar o conteúdo do ar.

“Nós acharemos o conteúdo indesejado on-line sobre você ou pessoas de quem você gosta, mesmo se eles estiverem escondidos em um site difícil de ser examinado por ferramentas de busca. E se você quiser, faremos o máximo para remover ou corrigir a informação”, afirma texto divulgado no site.

Maldade on-line
A possibilidade de estar anônimo na internet deu uma proporção pública aos pensamentos dos internautas, liberando comentários que antes nunca teriam passado de conversas reservadas. Incidentes do tipo são incontáveis na blogosfera e levam as pessoas a indagarem se é possível fazer algo para prevenir isso, ou se é o preço a se pagar pelo avanço da tecnologia.

“A internet realmente simplifica tudo”, diz Jeffrey Cole, da Escola de Comunicação de Annenberg, da Universidade da Califórnia do Sul. “Nós temos muitas opiniões espalhadas e, de repente, um lugar onde podemos compartilhá-las. A maioria das coisas são ditas sem pensar antes, e adicionando-se a liberdade que ser anônimo traz, pode-se chegar a uma situação em que nada seja filtrado.”

Com informações de G1.