Categorias

Empresa tentou instalar adware no Raspberry Pi

Se você sempre quis saber como tantos adwares e outros lixos são instalados juntos com computadores já montados, essa história do Raspberry Pi pode revelar como funcionam os bastidores dessa indústria.

A fundação responsável pelo desenvolvimento do mini-PC publicou a reprodução de um e-mail recebido na semana passada solicitando a instalação de um adware no sistema e oferecendo dinheiro por isso.

Escrito em um inglês sofrível e forçando um tom informal, uma certa Linda, representante de vendas de uma empresa não revelada, sugere uma parceria com a fundação. A empresa em questão enviaria um executável para ser distribuído junto com o Raspberry Pi que, uma vez instalado, plantaria um ícone na Área de Trabalho do usuário. O ícone serviria de link para a página alvo do anunciante.

crapware-emailA representante comercial chega a pedir o valor cobrado por instalação que a Raspberry Pi costumaria pedir por tais parcerias. Tudo indica que a mensagem faz parte de algum tipo de modelo padrão na indústria e que a tal Linda, se é que ela existe, não tem a menor ideia sobre o funcionamento do mini-PC ou a proposta de sua Fundação.

A reação do Twitter oficial do Raspberry Pi demonstra perplexidade: “Impressionante. Essa pessoa parece estar sinceramente nos oferecendo dinheiro para instalar malware em suas máquinas”.