Categorias

Endereço de e-mail revela sua personalidade, diz pesquisa

Seu endereço eletrônico mostra que você é. Será?
O que um endereço de e-mail pode revelar sobre você? Se o seu endereço fosse ‘[email protected]’, por exemplo, as pessoas pensariam que você é narcisista? E elas estariam certas?

Em busca destas respostas, cientistas da Universidade de Leipzig divulgaram um estudo recente mostrando que sim, os internautas são julgados por seus endereços eletrônicos. O que é mais interessante, entretanto, é que a maior parte dos julgamentos está certa.

A pesquisa divulgada recentemente no Journal of Research in Personality, envolveu a avaliação de cerca de 600 endereços de e-mail, sendo que seus criadores preencheram um questionário sobre suas personalidades.

Em seguida, os cientistas pediram que 100 estudantes classificassem os donos dos endereços de e-mail em categorias como neurótico, sincero, agradável, consciencioso, narcisista ou extrovertido.

Pessoas que usavam e-mails com palavras como “pequeno”, “doce” ou “baby” combinadas com nomes de animais como “ratinho” ou “coelhinho” foram consideradas tanto mais agradáveis como… neuróticas. Por outro lado, palavras como “rei” ou “o melhor” foram atribuídas a prováveis narcisistas.

Os julgamentos foram corretos para cinco em cada seis perfis de personalidade avaliados.

A sinceridade foi captada mais facilmente pelos estudantes. Quando se tratava de extrovertidos, no entanto, os avaliadores costumavam errar o alvo.

Os pesquisadores pareceram surpresos com a quantidade de informações que pode ser transmitida sobre a personalidade de um internauta apenas pelo endereço de e-mail.

Mas e se você não quiser ser julgado por sua conta no Gmail? Há palavras mais discretas para evitar a avaliação dos outros a seu respeito?

De jeito nenhum, dizem os cientistas. Mesmo que você escolha um endereço de e-mail totalmente ‘neutro’ em sua avaliação, ainda está revelando algo sobre você.

O conselho dos especialistas é bem simples: escolha um endereço de e-mail que lhe agrade – não é tão ruim que as pessoas o vejam como você realmente é.

Com informações de IDGNow!.