Categorias

Engenheiros criam robôs super leves sustentados por balões

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) criam uma prova de conceito de robôs super leves, sustentados por balões, mas capazes de se movimentar em terra.

O projeto batizado de BALLU foi criado por especialistas em robótica para tentar resolver problema de quedas de robôs com uma alternativa de locomoção para os modelos tradicionais.

BALLU é uma sigla para  Buoyancy Asssisted Lightweight Legged Unit, ou, em Português, Unidade Leve com Pernas com Flutuabilidade Assistida. Ou seja, boa parte do peso do robô é mantida no ar por um balão inflável cheio de hélio, enquanto pernas articuladas acopladas na estrutura cuidam da movimentação no solo. BALLU pode não ser capaz de muitas tarefas, mas, desta forma, é solucionado um dos desafios da robótica, o de manter o equilíbrio dos robôs com pernas e evitar quedas. Confira o vídeo:

“Esse pode ser o mais seguro robô andante que existe hoje”, explica Dennis Hong, o pesquisador que comanda o Robotics and Mechanisms Laboratory da UCLA. Sobre as aplicações práticas da prova de conceito, Hong enxerga possibilidades: “pense nisso como um dispositivo de informação que anda – caminha pela casa checando coisas, tirando amostras de qualidade de ar em uma fábrica, um quiosque de informações móvel, etc”.