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Equipe brasileira conquista 3º lugar em Games na final mundial da Imagine Cup 2016

A equipe brasileira Tower Up conquistou ontem o terceiro lugar no pódio da categoria Games da Final mundial da Imagine Cup 2016, a maior competição de tecnologia e inovação do mundo organizada pela Microsoft.

O jogo Sonho de Jequi não deu para vencer a competição, mas o prêmio para os estudantes da PUC-MG que criaram o projeto foi de US$ 5 mil.

A equipe formada por Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria desenvolveu o jogo inspirada no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do país. Apesar de não ter conseguido o tão sonhado primeiro lugar, os mineiros da Tower Up foram a única equipe da América Latina a ficar entre os primeiros colocados na competição disputada ontem em Seattle, nos EUA.

Ao todo, times formados por jovens de 35 países apresentaram seus projetos para a competição anual que oferece a possibilidade de adquirir novas habilidades técnicas, de negócios e design para ajudar a transformar suas ideias criativas em realidade. Os vencedores de cada categoria e os respectivos prêmios em dinheiro foram:

Games:

  • 1º lugar: PH21, da Tailândia, US$ 50.000
  • 2º lugar: None Developers, da Indonésia, US$ 10.000
  • 3º lugar: Tower Up, do Brasil, US$ 5.000

A equipe da Tailândia, PH21, criou o jogo vencedor de enigma, com uma história imprevisível e jogabilidade incomum. O jogador controla Marza, uma misteriosa mulher que roubou um dispositivo com o poder de ver o futuro, e Alpha, uma menina que tem a capacidade de manipular o tempo. Os dois personagens devem cooperar para superar os obstáculos e encontrar a melhor rota para cada desafio.

Inovação:

  • 1º lugar: ENTy, da Romênia, US$ 50.000
  • 2º lugar: Mestres bits, do Sri Lanka, US$ 10.000
  • 3º lugar: HealthX dos EUA, US$ 5.000

A equipe da Romênia, ENTy criou um dispositivo wearable de alta tecnologia que rastreia o equilíbrio do ouvido interno e verifica a posição da coluna em tempo real. O projeto levou o primeiro lugar na categoria Inovação e trata-se de um dispositivo do tamanho de uma chave comum, que e é utilizado nas costas ou na cabeça e pode detectar problemas internos de ouvido e outros dados que podem ser úteis para os médicos no diagnóstico de pacientes.

Cidadania:

  • 1º lugar: AMANDA, da Grécia, US$ 50.000
  • 2º lugar: Night’s Watch, da Tunísia, US$ 10.000
  • 3º lugar: InSimu, da Hungria, US$ 5.000

AMANDA da Grécia foi a grande campeã da categoria Cidadania. Os estudantes desenvolveram uma aplicação de realidade virtual para ajudar a combater o bullying. O aparelho coloca os usuários em cenas interativas em 3D, muitas delas envolvendo bullying, para medir suas respostas e se concentrar em aumentar sua empatia, consciência e autoestima. O nome do projeto é uma homenagem à Amanda Todd, uma adolescente canadense que fez um vídeo detalhando sua experiência como vítima de bullying, antes de tirar a sua própria vida em 2012.

Premiação Especial

A equipe BoneyCare da China recebeu o prêmio Ability Award, que reconhece os estudantes cujo projeto visa melhorar a acessibilidade e empoderar as pessoas com deficiência. Eles criaram o cloud-based para ajudar quem tem gagueira.

Durante a cerimônia de premiação, Lisa Wong, do Canadá, também foi premiada com o Microsoft Student Partner of the Year.