Categorias

Escocês inventa fone que carrega dispositivos com energia solar

Fone promete carregar baterias com energia solar
Fone promete carregar baterias com energia solar

Um escocês inventou um protótipo de fone de ouvido, que capta energia solar para carregar as baterias de dispositivos móveis.

Andrew Anderson lançou o fone, chamado OnBeat, no Kickstarter, onde espera viabilizar seu lançamento comercial. Para tanto, ele espera arrecadar £ 200 mil (algo em torno de R$ 672 mil), para disponibilizar o produto no começo de 2014.

A alça do fone possui uma célula solar flexível, com capacidade de carregamento de 0,55 W. A energia gerada pela célula é armazenada em duas pequenas baterias de lítio, “escondidas” nas conchas do fone. As baterias carregam o dispositivo – celular ou tablet – quando o fone é conectado.

– É muito simples, você até pensa que já foi feito. Você pode comprar carregadores solares para celulares, mas o problema é que é como se você estivesse carregando dois telefones. Ainda estamos trabalhando no design e no protótipo. Precisamos melhorar os fones de ouvido, as pessoas querem saber de isolamento de ruído – afirmou o inventor à BBC.

A ideia dos fones de ouvido não é a primeira a tentar utilizar fontes renováveis de energia para carregar dispositivos móveis. Um bom exemplo disso é um projeto que está no Kickstarter, que propõe uma palmilha para sapatos, capaz de carregar baterias. Segundo a equipe que desenvolve o produto, é necessária uma caminhada de quatro a oito quilômetros para carregar a bateria de um iPhone, por exemplo.

– Nós desenvolvemos um protótipo para acender sapatos para que estudantes pudessem ver mais facilmente onde estavam pisando à noite. Rapidamente percebemos que esse conceito de geração de energia tinha apelo mais universal, indo além do uso apenas para acender pequenas luzes. Somos inventores de coração e nosso objetivo é resolver problemas usando uma tecnologia legal. Além disso, nós queríamos muuuuito que nossos telefones parassem de morrer (pelo esgotamento da bateria) – declarou a equipe.