Categorias

ESET apresenta principais ameaças virtuais presentes na América Latina

eset-seguranca
Empresa publicou relatório com as maiores ameaças virtuais presentes na América Latina

O Laboratório de Investigações da ESET informou hoje quais são as principais ameaças virtuais presentes na América Latina.

Durante o mês de setembro, a empresa detectou um novo código malicioso do tipo botnet denominado Win32/Napolar. Esse malware pode ser utilizado para múltiplos propósitos, como ataques de Negação de Serviço (DoS) e o roubo de informação dos sistemas infectados.

Já foram detectadas milhões de infecções capazes de extrair dados inseridos em sites da web, e as áreas mais afetadas até o momento são Peru, Equador e Colômbia.

A ameaça cresce por conta da divulgação do malware por meio de redes sociais, uma vez que esse código malicioso pode roubar as informações da rede social, e o atacante pode utilizar essa rede para enviar mensagens para seguidores e amigos, de forma a espalhar o malware.

De acordo com a ESET, setembro também foi um mês que se caracterizou pela aparição de ameaças relacionadas a plataformas móveis.

Além das falhas presentes no iOS 7, que permitiam o acesso ao aparelho sem desbloquear a tela, e permitiam burlar a Touch ID, a ESET também identificou uma falsa aplicação para Android, que alega ser o Adobe Flash e foi distribuído no Google Play.

Também foi descoberto o Hesperbot, Trojan bancário desenvolvido para Windows, mas que possui componentes maliciosos que funcionam para Android, BlackBerry e Symbian.

– É importante lembrar que o usuário deve ser consciente dos riscos que está enfrentando em caso de não utilizar de forma adequada um dispositivo móvel, conselho que se torna mais relevante levando em conta uma pesquisa recente que 73,9% dos usuários da América Latina não realizam backup de seus dados de forma adequada nesses equipamentos – afirmou André Goujon, um dos especialistas da ESET América Latina.