O Google está testando um produto mais inusitado que o Glass: lentes de contato. Mas a iniciativa da gigante tem um próposito bem interessante e deve ajudar a medir os níveis de glicose em lágrimas, na tentativa de controlar a diabetes de pacientes.
Por que esse projeto é necessário? O Google cita um relatório da Fundação Internacional de Diabetes que diz que o mundo está “perdendo a batalha” contra a diabetes.
Os co-fundadores do projeto, Brian Otis e Babak Parviz, esperam que as lentes inteligentes ajudem a aliviar a pressão de controlar a doença. A partir de sua descrição, o “dispositivo” não será como o Google Glass, o que significa que ele não vai permitir que você navegue na Internet ou tire fotos. Em vez disso, se realmente liberadas para o público, as lentes de contato inteligentes serão capazes de ajudar a salvar vidas.
Embora existam alguns monitores de glicose que podem ser colocados sob a pele, o processo ainda requer gotas de sangue para determinar se os níveis ainda são equilibrados. Usando as lágrimas, o Google pretende humanizar ainda mais o processo sem infligir mais dor nas pessoas.
Curiosamente, lentes de contato para ajudar a controlar diabetes não é tão novidade assim: a Microsoft já experimentou a tecnologia em 2011.