Categorias

Está chegando a Hora do Código nas Escolas: a programação em prol da educação

O Programaê!, representante da Hora do Código no Brasil  realiza, entre os dias 7 e 11 de Novembro, a primeira edição da Hora do Código nas Escolas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo e visa impactar educadores do Ensino Fundamental I e II, mostrando que a tecnologia pode ser uma facilitadora para a educação.

O objetivo da Hora do Código no Brasil é preparar professores para disseminar o ensino da programação ao maior número possível de alunos, funcionando também como um aquecimento para a Hora do Código global, que acontece em Dezembro. O Programaê! convida pais, educadores e professores a dedicarem ao menos uma hora de suas vidas à linguagem dos códigos, com apoio de um hotsite desenvolvido especialmente para a ocasião: o programae.org.br/educador.

Na plataforma, videoaulas curtas e objetivas ensinam, passo a passo, como introduzir a metodologia para crianças e adolescentes, além de apresentarem as atividades propostas pela Code.org, criadora dessa grande maratona e parceira do Programaê!.

Ministradas pelo professor Francisco Isidro Massetto (curador de conteúdo do projeto, doutor em engenharia elétrica com ênfase em sistemas digitais e bacharel e mestre em ciência da computação), as aulas mostram que ensinar programação e com programação é fácil, que transmitir esse conhecimento é possível e que a Hora do Código é um ótimo meio de estimular o processo de aprendizagem dos alunos através de ferramentas inovadoras. Ao final, o educador ainda pode testar seus conhecimentos e receber um certificado.

Massetto destaca a versatilidade da plataforma: “Os educadores terão a oportunidade de conversar com seus alunos por meio de uma linguagem diferente. Com isso, os jovens programadores poderão desenvolver o senso de direção, a atenção à grafia dos comandos, além de exercitarem a criatividade e o raciocínio lógico. Em médio prazo, isso reflete em maior capacidade de concentração, de conclusão de projetos e de trabalho em grupo”.

Para incentivar o engajamento dos estudantes, as atividades são protagonizadas por personagens de sucessos como os games Angry Birds e Minecraft, a animação Frozen e a saga Star Wars. A cantora MC Soffia, escolhida como embaixadora da causa no Brasil, também participará de eventos pontuais, realizando as atividades com o acompanhamento do profissional e aprendendo conceitos básicos da ciência da computação brincando.