Categorias

Estudo aponta que internet já está presente em mais de 40% dos domicílios brasileiros

Lan houses ainda são utilizadas por classes D e E

Um estudo do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) denominado Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Domicílios foi divulgado hoje, e aponta que, em 2012, a internet chegou a 40% das residências brasileiras. No ano anterior, o percentual era de 36%.

O maior crescimento aconteceu na região Nordeste, onde o percentual de residências subiu de 21% para 27%. Apesar disso, o Sudeste é a região com mais acessos, totalizando 48%. Sul (47%) e Centro-Oeste (39%) vem em seguida. A região com o menor percentual é a Norte, onde apenas 21% das residências possuem acesso à internet.

O levantamento, feito em 17 mil domicílios do país, aponta que ainda existe uma grande diferença nos acessos em relação à área urbana (44%) e a área rural (10%). Em proporção, a maioria dos cidadãos que não possuem acesso vive na zona rural, representando 77% dos desconectados. Porém, em números absolutos, a maioria está na zona urbana, representando um total de 56 milhões de pessoas.

Porém, desde que a pesquisa foi iniciada, é a primeira vez que o número de brasileiros com 10 anos ou mais que são usuários da internet (49%) é maior que o número que nunca utilizou (45%).

74% dos usuários continuam tendo suas próprias casas como principal local de acesso. A busca por lan houses caiu 8 pontos percentuais, ficando em 19% no último ano. Contudo, as classes D e E continuam tendo estes estabelecimentos como principal ponto de acesso.

A pesquisa ainda mostra a tendência à mobilidade, com a crescente presença de dispositivos móveis nas casas. Nas residências onde há computador, metade delas possui um computador portátil. A proporção subiu de 41% para 50%. 

O número de pessoas que acessa a internet via celular também cresceu, subindo de 18% para 24%.

Nos últimos cinco anos, a frequência diária de utilização da internet também cresceu significativamente: o número subiu de 53% para 69%, desde 2008.