Categorias

Estudo aponta que jogos violentos não causam impacto sobre a conduta social

Games tidos como violentos não impactam no convívio social dos jogadores, segundo estudo
Games tidos como violentos não impactam no convívio social dos jogadores, segundo estudo

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, afirma que jogos com conteúdo violento não possuem impacto sobre a conduta social de quem os joga.

Segundo o site Gamespot, a pesquisa foi baseada em uma série de testes de sociabilidade, que tinham acabado de jogar games – violentos ou não. A equipe responsável pelo estudo afirmou que não foi possível identificar nenhuma tendência específica de comportamentos antissociais em nenhum dos grupos.

Foram feitos três experimentos com 160 universitários, dos quais 55% eram homens entre 17 e 43 anos. Em um primeiro momento, os jogadores experimentaram aleatoriamente durante 20 minutos jogos “antissociais” (GTA IV), violentos (Call of Duty: Black Ops), sem violência (Portal 2) ou com estímulo à sociabilidade (World of Zoo).

Depois os jogadores interagiram apenas com Portal 2 ou GTA IV. Por último, eles jogavam partidas de oito minutos com o game Lemmings e uma versão violenta do jogo, chamada “Lamers”.

“Os três experimentos não conseguiram achar efeitos sobre a conduta social das pessoas, mesmo usando games novos e antigos, mais imediatos ou indiretos, com exposição mais longa ou curta”, afirma o estudo.

A metodologia do estudo exigia que os participantes respondessem questionários após as sessões, sobre nível de interesse, frustração e tensão durante o jogo. Porém, o que foi de fato observado eram pequenas reações do voluntário ao estudo fora do teste, como por exemplo, ajudar o fiscal a pegar uma caneta que teria caído acidentalmente.

“Enquanto o estudo não oferece evidências definitivas sobre os games violentos não afetarem o comportamento social, tudo indica que preocupações anteriores sobre o impacto negativo desses produtos sobre os jogadores sejam desproporcionais ou equivocadas”, concluiu o estudo.