Embora haja uma grande preocupação com a privacidade online e a proteção de dados do usuário, essa prevenção parece não se aplicar para quem vende seu HD usado.
Uma pesquisa realizada esse ano comprovou que em 78% dos casos, era possível recuperar dados pessoais e até financeiros, de indivíduos e empresas, que deveriam ter sido apagados corretamente mas não foram.
O levantamento foi encomendado por uma firma especializada em limpeza segura de discos rígidos e é alarmante: os pesquisadores adquiriram cerca de 200 discos rígidos usados de sites online de classificados, como Ebay ou Craiglist, nos Estados Unidos e descobriram que a vasta maioria deles continha informações confidenciais. Em 43% dos casos analisados, foi possível recuperar fotografias, em 23% ainda havia números de seguro social, o mais importante número de identificação da burocracia americana, 21% ainda guardavam dados financeiros.
No mercado corporativo, as conclusões são similares e foi possível recuperar e-mails comerciais, planilhas e até bancos de dados de clientes. Segundo o estudo, na maioria dos casos, os discos rígidos estavam formatados, mas de maneira incorreta, o que permitiria a um criminoso determinado obter acesso a informações que o vendedor acreditava ter apagado.
Em 40% dos discos rígidos, foi utilizada uma formatação rápida, que ainda não impede a recuperação de dados, e somente 14% dos HDs analisados haviam passado por uma formatação completa. Mesmo nesse último caso, ainda é possível resgatar informações com as ferramentas corretas.
A recomendação dos especialistas para assegurar a máxima segurança e destruição dos dados envolve encriptação e formatação. Confira nosso guia para PC, assim como nosso guia para formatação segura para dispositivos móveis.