Categorias

Ex-funcionários da Apple afirmam que empresa é boa em manter segredos

Jobs não escondia nada de seus funcionários

Um grupo de ex-funcionários da Apple decidiu falar um pouco sobre o mistério que envolve a empresa e sua capacidade de impedir que grandes segredos vazem para o público e companhias rivais. Contando com pessoas que trabalharam para a empresa indo dos anos 70 até tempos mais atuais, o grupo criou um fórum no site de perguntas e respostas Quora, explicando a questão “Como a Apple consegue guardar segredos tão bem”.

A Apple é conhecida por ser uma fortaleza de segredos, sendo incrivelmente difícil conseguir furos internos da empresa. De acordo com o ex-funcionário Ken Rosen, essa dificuldade vem do próprio Steve Jobs, que mantinha uma política aberta dentro da Maçã, desde que nada vazasse: “nos primórdios da empresa, tudo estava aberto a todos. Havia até uma pasta no gabinete do CFO com o salário de todos. Nós fomos informados que poderíamos olhar a qualquer momento”, afirmou.

Segundo Brian Hoshi, que também trabalhou para Steve Jobs, a necessidade de sigilo dentro da Apple é algo que “faz parte da cultura” da empresa, principalmente dentro da criação de produtos. Com isso, todos já estavam acostumados em manter o sigilo, especialmente por existir “uma equipe de segurança corporativa vigiando em todos os momentos”, disse. 

Embora confirmem a forte preocupação da Apple em manter sigilo sobre tudo, nenhuma das pessoas que responderam o questionário foram confirmadas como ex-funcionários da gigante. Para conferir todas respostas, em inglês, clique aqui