Categorias

Executiva do Facebook acredita ter encontrado a fórmula para erradicar o terrorismo

A COO do Facebook Sheryl Sandberg apresentou durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, uma proposta para erradicar o terrorismo: com curtidas e positividade.

Para Sandberg, a melhor arma para combater o discurso do ódio é através do discurso da positividade, usando o que chamou de “ataque de curtidas”.

Ela citou uma ação semelhante acontecida no Facebook na Alemanha, em que a página oficial do partido neo-nazista foi visitada em massa por outros usuários contrários à ideologia e que deixaram “curtidas” no endereço: “o que antes era uma página repleta de ódio e intolerância se tornou então tolerância e mensagens de esperança”.

A COO do Facebook explicou como seria possível extinguir o ISIS e seus métodos de recrutamento pela web através “das vozes de pessoas que foram recrutadas pelo ISIS, compreender qual é a experiência real, ter escapado e voltado para contar a verdade… contra-discursando para o discurso que está perpetuando o ódio é o que achamos de longe ser a melhor resposta”.

Duas semanas atrás, representantes das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos se reuniram em sessões privadas com as forças de segurança e inteligência do país para debater a questão do terrorismo. Há acusações de que as redes sociais não estariam colaborando como deveriam para reprimir a proliferação de células terroristas e o Twitter já enfrenta na Justiça um processo por supostamente ter permitido a ascensão do ISIS.