Categorias

Experimento de Realidade Aumentada recria clipe de “Take on Me”

O clipe original da música “Take on Me”, da banda norueguesa A-HA, marcou uma geração nos anos 80 ao juntar o mundo das histórias em quadrinhos com o mundo real.

O que levou meses para ser produzido, com desenhos feitos a mão e rotoscopia em cima das filmagens, pôde ser recriado de forma surpreendente em apenas alguns dias usando o poder da Realidade Ampliada.

Os desenvolvedores TRIXI Studios utilizaram o mais recente framework ARKit lançado para o iOS 11, combinado com elementos tirados de motores gráficos de jogos, para conseguir criar sua própria versão do clipe clássico. Segundo Chip Sineni, fundador da produtora, quando Apple anunciou o framework, “instantaneamente pensamos no vídeo de ‘Take on Me’… quando o ARKit chegou, nós estávamos muito empolgados com a ideia de que simples telefones ‘normais’  poderiam fazer uma Realidade Ampliada tão grandiosa”.

Sineni garante que o efeito não é resultado de pós-processamento, mas acontece em tempo real durante o próprio processo de filmagens. Entretanto, vale ressaltar que a cena foi preparada previamente, com alguns modelos 3D e animações fabricados antes da gravação. O resto foi improviso. Confira o resultado e mergulhe na nostalgia: