Categorias

Facebook apresenta novidades em seus aplicativos

O Facebook apresentou duas novidades para os aplicativos Facebook Live e Facebook Messenger essa semana.

Quem utiliza o Live para fazer transmissões ao vivo poderá realizar transmissões somente de áudio, enquanto usuários do Messenger poderão realizar bate-papos em vídeo em grupo pelo aplicativo.

Batizado de Live Audio, o novo recurso do Facebook Live permite que uma pessoa narre o momento, sem revelar nenhum vídeo durante sua transmissão. Era uma funcionalidade que estava sendo pedida pelos usuários desde o lançamento da funcionalidade de streaming. Alguns broadcasters mais engenhosos já haviam contornado o problema exibindo uma imagem estática durante a transmissão, mas, a partir de agora a plataforma já oferece suporte a transmissões exclusivas de áudio, como funciona com as rádios.

facebook-live-audio

A novidade já está disponível para as versões atualizadas para iOS e Android do aplicativo. Mas haverá uma diferença entre as plataformas: no iOS será possível navegar por outras partes do Facebook e continuar ouvindo uma transmissão, mas o áudio será encerrado quando o aplicativo for fechado; enquanto isso, no Android, a transmissão continua, mesmo que o usuário encerre o aplicativo ou mesmo bloqueie o dispositivo, só podendo ser encerrada por um comando dentro do aplicativo.

Produtores de conteúdo em áudio como a BBC World Service, LBC e a editora HarperCollins, assim como escritores como Adam Grant e Brit Bennett serão parceiros do Facebook, produzindo transmissões em áudio para a plataforma, na forma de entrevistas, programas e audiobooks.

Para os usuários do Facebook Messenger, a outra novidade também chega para atender um pedido de longa data: a possibilidade de se conversar em vídeo com várias pessoas simultaneamente. Desde que se adicionou a opção de vídeo no aplicativo em Setembro deste ano, vem sendo registrados quase 250 milhões de interações mensais na plataforma utilizando o recurso. O objetivo agora é ampliar esse alcance e tentar conquistar o total de mais de um bilhão de usuários mensais do serviço.

groupvideo-newsroomscreenshot

Ao invés de conversações de um para um, a plataforma abriu espaço para até 50 usuários na mesma sala. Durante a conversação, haverá feed de vídeo de até 6 usuários na tela, enquanto os demais poderão participar através de texto, emojis e GIFs. O recurso já está disponível globalmente para todos os usuários, seja no iOS ou no Android.