Categorias

Facebook entra na luta contra o bullying no Brasil

Sincronizado com a nova lei que obriga as escolas a combaterem o bullying em suas dependências, o Facebook colocou no ar nessa terça-feira a versão em Português de um guia de combate à prática na Internet.

A central de prevenção ao bullying do Facebook traz orientações para adolescentes, pais e educadores sobre como proceder para evitar o cyberbullying e faz parte de uma campanha global contra esse tipo de comportamento.

Em sua política de uso, o Facebook já se reserva ao direito de coibir o bullying entre seus usuários e tem agido com dureza contra denúncias apuradas. Conteúdos e páginas criados com o propósito de humilhar ou ameaçar indivíduos, independente da idade, são removidas do serviço tão logo sejam detectadas.

bullying-02

Mas o objetivo da campanha não é apenas aumentar o número de denúncias. “Quando o usuário faz uma denúncia, o bullying já aconteceu. Agora o Facebook quer prevenir”, explicou o diretor de políticas públicas do Facebook, Bruno Magrani. Com o guia, a rede social espera, na verdade, reduzir o número de incidentes detectados, evitando o dano psicológico de suas vítimas antes que ele se forme.

O Facebook está envolvido diretamente na prevenção do cyberbullying desde 2013 e seus guias já foram introduzidos em 14 países diferentes. O material da campanha não foi apenas traduzido para nossa língua, mas adaptado à realidade brasileira graças a uma parceria com o Programa Cidadania dos Adolescentes da Unicef e da Safernet.

Segundo o diretor de educação da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm, a cartilha do Facebook chega na hora certa: “é preciso habilitar crianças e adolescentes para lidar com situações da internet. O que a gente precisa estimular é a autonomia de crianças e adolescentes para que eles tenham maturidade, capacidade crítica e discernimento”.