Categorias

Facebook está negociando com a indústria fonográfica

Desde que anunciou sua estratégia de investir pesado em conteúdo em vídeo, o Facebook vinha esbarrando em um empecilho: direitos autorais de músicas. Mas isso pode estar mudando.

Segundo fontes próximas consultadas pela Bloomberg, a empresa estaria oferecendo centenas de milhões de dólares para bater de frente com o YouTube e permitir que usuários utilizem vídeos com músicas na rede social.

A situação no momento tem sido um cabo de guerra entre as produtoras de música e os usuários do Facebook, com as empresas requisitando e obtendo constantemente a remoção de músicas e faixas da rede social. Mas, na medida em que cresce o volume de conteúdo em vídeo postado no Facebook, essa tem se mostrado uma batalha que dificilmente será vencida e a própria rede social está interessada em solucionar esse dilema em favor de seus usuários.

Para atingir uma trégua, o Facebook não apenas está disposto a gastar uma quantidade absurda de dinheiro em acordos comerciais com a indústria fonográfica como também em desenvolver algoritmos capazes de identificar conteúdo protegido, a exemplo do que já acontece no YouTube, seu principal rival nessa expansão. Com o lançamento do serviço de streaming Watch na plataforma, não seria de estranhar se o Facebook também desenvolvesse um serviço similar para músicas.

A Vevo, uma das maiores licenciadores de direitos autorais de música do planeta, detém o controle de mais de 200.000 clipes musicais. O contrato de exclusividade entre a empresa e o YouTube se encerra esse ano e tudo indica que o Facebook está na concorrência para virar a mesa e entrar nesse mercado com força total a partir de 2018.

O objetivo final é canalizar para a plataforma não apenas a volumosa receita publicitária gerada através do YouTube como também assegurar a permanência do usuário na rede social, aumentando ainda mais o interesse dos anunciantes que já está presentes no Facebook. Não por acaso, no extremo oposto, o YouTube não só está se modernizando como também ensaiando seus primeiros passos para se tornar uma rede social.